terapia online
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Psicoterapia On-line: um novo jeito de buscar saúde mental.
Paula Di Leone - Jornalista | Angela Cauduro de Castro - Psicóloga Técnica Responsável pela Clinicar.

“Terapia a distância, pela internet? Abrir meus pensamentos mais profundos a um desconhecido através de uma tela de computador?” Ok, se no primeiro momento essa ideia lhe parece mirabolante e um tanto ousada, saiba que é uma percepção compreensível e presente no imaginário de boa parte da população. Mas na prática, não há motivos para temer a psicoterapia online, e aqui vamos te mostrar o porquê.

Independente do formato, a psicoterapia é fonte de benefícios para cuidar da saúde da mente e melhorar a qualidade de vida, pois promove bem-estar, autoconhecimento e condições de lidar com traumas do passado e conduzir o futuro com mais equilíbrio emocional e mental.

 

Um tabu antigo

Não é de hoje que, no Brasil, a psicoterapia é vista como tabu. Segundo um estudo do instituto Market Analysis realizado em 2016, só 2% da população adulta que vive nos principais centros urbanos do país faz terapia. Para 46% das pessoas, essa prática é vista como um luxo ao qual somente uma parcela da população tem direito e condições de arcar, e 34% acham que é uma necessidade restrita a quem passou por problemas muito sérios ou está à beira de um colapso mental.

Mas a realidade é um pouco mais delicada: em um país onde 86% das pessoas sofrem com algum transtorno mental como ansiedade e depressão, conforme a OMS, a busca por cuidar da mente não tem nada de luxo. Estamos falando de mais de 18 milhões de brasileiros ansiosos e 11,5 milhões com depressão.

A boa notícia é que esse quadro vem mudando drasticamente, o debate sobre saúde mental vem evoluindo e a relação das pessoas com esse assunto também. Nos últimos anos, o número de consultas com psiquiatras aumentou 44%, e o total de sessões com psicólogos quase dobrou no Brasil. Muito disso se deve ao aumento de possibilidades de acesso a esse tipo de tratamento, que está começando a receber a devida importância social e ganhando roupagens mais democráticas e acessíveis.

E com a pandemia de Covid-19, a procura por ajuda aumentou ainda mais, principalmente na internet. Segundo dados da Google, as buscas por termos relacionados a saúde mental cresceram 98% em 2020, e a pergunta “como lidar com a ansiedade?” bateu recorde de interesse.

 

Um novo formato, novas possibilidades

Na jornada pelo entendimento do valor e da importância da saúde mental em nossas vidas, a pandemia de Covid-19 apareceu como agravante extra. No momento em que sair de casa tornou-se uma preocupação devido ao medo pelo contágio, ao mesmo tempo em que o isolamento balançou a saúde mental de muita gente, a psicoterapia a distância tornou-se uma das únicas saídas para sustentar uma mente sã. Por conta disso, o Conselho Federal de Psicologia lançou a Resolução No 11/2018, que regulamenta a psicoterapia online.

Ao redor do mundo, essa prática já vem se mostrando eficiente em ajudar pessoas a recuperar a saúde da mente. Alguns serviços lançados nos últimos anos têm alcançado resultados relevantes, ampliando e democratizando esse tipo de serviço e inspirando o teleatendimento psicológico a evoluir mundo afora. Plataformas como Talkspace, AbleTo, Ieso Health, Better Help, Amwell e Pride Counseling têm se destacado nessa proposta, contribuindo para reduzir sintomas de solidão, depressão, estresse e ansiedade em seus pacientes.

 

 “Quero fazer terapia, mas fico inseguro de começar um tratamento a distância!”

Diante de uma realidade tão desafiadora, em que somos constantemente expostos a diferentes estímulos que podem prejudicar nossa estabilidade emocional, deixar a saúde mental de lado pode ser um problema. Afinal, dedicar-se ao cuidado da mente é tão importante quanto manter a saúde do corpo físico!

Se você está determinado a fazer isso, mas vê na distância uma barreira que o impede de dar o primeiro passo em direção à terapia, vale a pena entender como funciona o serviço da Clinicar Psicologia Online.

 

Atendimento personalizado

Antes de dar início ao tratamento com um profissional, a equipe da Clinicar faz uma entrevista com você para entender suas necessidades e objetivos com a psicoterapia. Assim, conseguimos ajudá-lo a identificar a abordagem terapêutica e o profissional mais adequados para a sua realidade. Mas lembre-se: todo profissional que ingressa na nossa rede passa por um criterioso processo de avaliação das suas habilidades, experiências e competências, seguindo uma série de critérios. Todos eles estão inscritos no cadastro para atendimento online (e-psi) e seguem as instruções das resoluções do CFP.

Além disso, tenha em mente que se tratam de profissionais como quaisquer outros, que atendem nos seus consultórios particulares mas podem ter horários disponíveis para atendimento a distância, proporcionando mais liberdade de escolha a seus pacientes.

 

Tratamento acessível

A missão da Clinicar é proporcionar às pessoas uma oportunidade de tratamento psicoterapêutico de forma acessível e simplificada, servindo como um mediador que permita dar o primeiro passo. Por isso, nossa equipe conduz a primeira consulta com você, a fim de conhecer suas necessidades e desejos com a terapia e oferecendo um serviço de curadoria para encontrar a abordagem terapêutica e o profissional mais indicado. A partir daí, você começa uma relação com seu novo terapeuta, e ambos têm a liberdade para organizar sua própria dinâmica nas próximas sessões.

 

Relacionamento seguro e confidencial

Se você tem receio de ser escutado e ter suas informações pessoais vazadas, fique tranquilo! Todo o processo de encaminhamento prestado pela Clinicar é baseado em uma tecnologia que garante a segurança e confiabilidade. A plataforma usada pelo site é criptografada, impedindo o vazamento de dados. Além disso, os profissionais cadastrados seguem à risca o compromisso firmado pelo Código de Ética do Psicólogo, de forma a manter todas as informações do paciente em completo sigilo.

 

Conveniência libertadora

Você no conforto e na segurança da sua casa, o terapeuta no seu consultório de atendimento. A mesma relação de confiança, as mesmas técnicas de escuta ativa para conduzir o tratamento da melhor forma. Maior flexibilidade de horários de atendimento e mais economia de tempo com deslocamentos também fazem a diferença e facilitam a escolha. Viu só quanta vantagem?

Além disso, a psicoterapia online rompe com as fronteiras físicas, ou seja, você não precisa residir na mesma cidade que seu terapeuta. Graças à tecnologia, vocês podem se encontrar de qualquer lugar do mundo!

Pronto para embarcar nessa caminhada em prol da sua saúde mental?

 

Referências:

CAMBRICOLI, HONORATO. Buscas no Google sobre transtorno mental têm recorde durante a pandemia. Uol. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2020/09/21/buscas-no-google-sobre-transtorno-mental-tem-recorde.htm

PASSOS, Letícia. Veja Abril. Pesquisa mostra que 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/pesquisa-indica-que-86-dos-brasileiros-tem-algum-transtorno-mental/

FERMIANO, Bianca. GOULART, Mariana. Market Analysis. Psicoterapia é escolha de 2% dos brasileiros para resolver problemas pessoais. Disponível em: http://marketanalysis.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Release_-Psicoterapia.pdf

LÓPES, Maria. Jornal do Campus. Crescem busca por terapia e número de projetos envolvendo o tema. Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/07/crescem-busca-por-terapia-e-numero-de-projetos-envolvendo-o-tema/

De PAULA, Carla. Grupo Mídia. Estudo mostra aumento da procura por psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais no Brasil. Disponível em: https://grupomidia.com/hcm/estudo-mostra-aumento-da-procura-por-psicologos-psiquiatras-e-terapeutas-ocupacionais-no-brasil/

Outros Títulos
em Destaque: